ESTUDO DO USO KIT MOLA ESTRUTURAL NO ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL

KIT MOLA NA ENGENHARIA CIVIL

  • Érick William da Silva Damaceno Centro Universitário Campo Real
  • João Gabriel Pereira da Luz
  • Valdemir Paulo Martins Filho
  • Sandro Roberto Mazurechen Centro Universitário Campo Real
Palavras-chave: Teoria. Ensino. Cálculo. Engenharia Civil. Estruturas.

Resumo

Objetivo: Avaliar os resultados do uso do Kit Mola Estrutural na graduação de engenharia civil, na análise de estruturas e resistência dos materiais, através de pesquisas e contato com educadores e com o próprio Mola, buscando determinar o melhor aproveitamento da ferramenta, buscando novas áreas se empregá-lo. Método: A pesquisa realizada, classifica se de forma exploratória visando alcançar descobertas quanto ao objeto analisado, através de uma abordagem direta com os indivíduos que utilizam da ferramenta, utilizou se de uma pesquisa de campo para obter dados quanto aos benefícios do uso do Mola; através de um método de análise dos acadêmicos que tiveram contato com o Kit Mola Estrutural. Resultados: Observamos que a disciplina de Mecânica Geral II e a teoria aplicada é compreendida de forma parcial, a relação entre teoria e prática é entendida de forma parcial e cerca de 45% dos acadêmicos considera não totalmente confiável os dados obtidos por softwares e por fim mais de 75% dos acadêmicos considera necessário o uso de ferramentas como o mola e afirma que o mesmo melhora seu desempenho acadêmico e profissional. Conclusão: Portanto observamos que é de caráter essencial o uso de ferramentas como o kit mola no ensino de engenharia civil.

Referências

ASSIS, W. S.; BITTENCOURT, T. N. UTILIZAÇÃO DE RECURSOS MULTIMÍDIA NO ENSINO DE CONCRETO ARMADO E PROTENDIDO. Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1974.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011a.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Editora Atlas S. A, 2002. 176 p.

GOMES, M. J.; OSÓRIO, A. J.; & VALENTE, L. (ORGANIZADORES). (2017). CHALLENGES 2017: APRENDER NAS NUVENS - LEARNING THE CLOUDS - ATAS da X CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO. BRAGA: Centro De Competência TIC Na Educação Do Instituto De Educação Da Universidade Do Minho. 2.º EDIÇÃO. P.1924.

MALHEIROS, B.; MALHEIROS. G. DESCOMPLICANDO A APRENDIZAGEM.
MARQUES, A. P. A. Z.; GITAHY, R. R. C. O USO DA METODOLOGIA ATIVA EM TEAM BASED LEARNING ALIADO A TECNOLOGIA: INFLUENCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente-SP 2017.

MACEDO, G. M.; SAPUNARU, R. A. UMA BREVE HISTÓRIA DA ENGENHARIA E SEU ENSINO NO BRASIL E NO MUNDO: FOCO MINAS GERAIS. REUCP, Petrópolis, V 10, n° 1, P. 39-52, 2016.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Editora Atlas S. A, 2003. 310 p.

MODLER, L. E. A.; FEIL, M. S. CARACTERÍSTICAS, POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DE UM SOFTWARE COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA O ENSINO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIJUÍ. UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande Do Sul. 2003.

NOGUEIRA, Regina da silva; OLIVEIRA, Ernesto Borba. A importância da Didática no Ensino Superior 2011. Disponível em http://www.ice.edu.br/TNX/storage/webdisco/2011/11/10/outros/75a110bfebd8a88954e5 f511ca9bdf8c.pdf. Acesso em 02/04/2014.


PARDAL, P. Brasil, 1792: início do ensino de engenharia civil e da Escola de Engenharia da UFRJ. Rio de Janeiro: Fundação Emílio Odebrecht, 1985.

SAVEGNAGO, Cristiane Comparin. Avaliação do Homem Virtual em Hanseníase na aprendizagem baseada em equipes (Team-Based Learning) na Graduação Médica. 2015. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2016.

SUGAI, M. M. M.; NOGUEIRA, A. NÔMADE URBANO CONTEMPOR NEO: A ressignificação do lar. FÓRUM HABITAR 2017. Belo Horizonte/MG, 2017.

Uma Nova Maneira de Ensinar Estruturas. Disponével em: . Acesso em: 27 de nov 2018.
Publicado
2020-05-18