ANÁLISE DA EFICÁCIA DAS AÇÕES DE MARKETING EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS DE GUARAPUAVA-PR

  • Matheus Costa Vaz Faculdade Campo Real
  • Alexsandro Vieira Caldas Centro Universitário Campo Real
  • Marcio Essert Centro Universitário Campo Real
  • Adriane Luci Ferreira Rovea Centro Universitário Campo Real

Resumo

Objetivo: O presente artigo foi desenvolvido em uma escola de idiomas franqueada localizada em Guarapuava - PR e tem como objetivo estudar quais ferramentas de marketing, na área de promoção, são mais assertivas na região e também identificar oportunidades com base na sua eficácia. O estudo também objetiva que ações de promoção de marketing devem ser diferenciadas de acordo com a região do público alvo, não servindo com regra para franquias localizadas em outras regiões.  Método: Para o atual estudo, foi utilizada como abordagem metodológica a pesquisa quantitativa realizada com 100% dos alunos matriculados em duas escolas da mesma franquia, sendo uma localizada em Guarapuava  e outra em Curitiba - PR. Resultados: Com a aplicação do questionário referente a pesquisa quantitativa a todos os alunos no ato da matrícula nas escolas de idiomas, foi possível diagnosticar quais ações de propaganda de marketing são mais interessantes em cada região, bem como suas efetivas aplicações nas empresas. Conclusão: Diante do estudo realizado na escola de idiomas em Guarapuava comparado com estudo realizado na escola de idiomas da mesma franquia em Curitiba-PR, pudemos observar a importância da análise do marketing local, visando o público alvo regional. Comprovando a importância de cada escola ter sua análise de marketing própria, mesmo sendo da mesma franquia situada em outra região.
Publicado
2019-06-14
Seção
Artigos