UTILIZAÇÃO DO EXCEL PARA A CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE GRÁFICOS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GUARAPUAVA – PR

  • Adriana Cristina Loli

Resumo

Com o intuito de tornar as aulas de Estatística mais dinâmicas e interessantes aos alunos da graduação de Administração, se tornou necessário a inclusão de um editor de planilhas para que a análise de dados ocorresse de forma mais clara e objetiva. O presente estudo tem como principal objetivo analisar os impactos, positivos ou não, da inclusão do Excel nas aulas de Estatística, de modo que os alunos possam construir tabelas e gráficos, analisá-los e tomar decisões diante dos resultados obtidos. A metodologia utilizada é de um estudo de caso, com 25 alunos, dispostos em grupos que disputam um jogo, cujo vencedor é a empresa que obtiver maior lucro. Foi analisado o comportamento dos alunos perante a pesquisa mercadológica, em específico a análise de decisões tomadas pelas equipes. Os resultados foram positivos, visto que os alunos aprenderam a criar tabelas e gráficos dinâmicos na planilha, tomando decisões e fazendo questionamentos numéricos e contextuais diante os resultados obtidos.
Publicado
2020-06-03
Seção
Artigos