- Redação em Português ou Espanhol;

- O trabalho deve ser escrito em Word 2003, ou superior e enviado em formato .doc ou .docx;

- A padronização do texto deve seguir as normas da ABNT. Para tanto indica-se a consulta das NBRs 6023, 6028, 6032 e demais que guardem pertinência temática;

- A página deve ser configurada em tamanho A4, com a seguinte margeação: superior 2.5 cm, inferior 2.5 cm, esquerda 2.5 cm e direita 2.5 cm.

- A editoração deve ser apresentada com corpo de texto em Fonte Arial, tamanho de letra 11 e espaçamento 1,5. O recuo de primeira linha deve seguir o parágrafo automático (1,25 cm - um tab); alinhamento justificado. As citações diretas curtas (até 03 linhas completas) devem ser sinalizadas com aspas duplas, sem qualquer outro destaque; as citações longas (com mais de 03 linhas completas) deverão ter recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte Arial, letra de tamanho 09 e nenhum recuo de primeira linha. Citações longas não recebem aspas duplas; entre o texto que antecede a citação longa e o texto que sucede a citação longa deve haver um espaço de 1,5 linha, em letra 11. Notas de rodapé devem ser utilizadas somente quando forem explicativas, com numeração contínua [arábicos sequenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.)], sempre ao final da página a que se refere, com fonte Arial, letra de tamanho 09, nenhum recuo de primeira linha e alinhamento justificado.

- O sistema de chamada para as citações diretas e indiretas deve seguir o padrão autor-data, da seguinte forma:

Poderá ser utilizado o nome completo do autor citado, desde que fora do parênteses.

Ex: Conforme ensina Pedro Demo (ano, p. xx)

Poderá também ser utilizado somente o sobrenome do autor citado. Se dentro do parênteses indica-se a aplicação de todas as letras maiúsculas do sobrenome, se fora, somente a primeira letra.

Ex: Conforme ensina Demo (ano, p. xx) ou (DEMO, ano, p. xx)

Quando a obra citada for escrita por dois ou três autores, ela também assume formas diferentes, se dentro do parênteses os sobrenomes devem ser separados por ponto e vírgula, se fora indica-se a separação por vírgula entre os primeiros sobrenomes e “&” entre os últimos:

Ex: Segundo Abreu, Santos e Silva (ano, p. xx) ou (ABREU; SANTOS; SILVA, ano, p. xx)

Quando a obra citada for escrita por quatro ou mais autores deve utilizar um só sobrenome seguido da expressão “et al”. Essa expressão não necessita de qualquer destaque gráfico ou pontuação:

Ex: Segundo Abreu et al (ano, p. xx) ou (ABREU et al, ano, p. xx)

Caso haja uma referência à obra do autor como um todo, sem especificar uma página ou seção, basta indicar o ano:

Ex: Segundo Abreu (ano) ou (ABREU, ano)

- O artigo deverá ter mínimo de 10 (dez) e máximo de 30 (trinta) páginas

- Imagens, gráficos, tabelas, desenhos, quadros, ou qualquer outro elemento que não seja textual deve constar no corpo do texto e deverá ter legenda e demonstração da referência utilizada, conforme as regras da ABNT. 

** Caso alguns dos elementos referidos retro permitam a identificação do autor, ele deverá ser retirado do corpo do texto e incluído como documento suplementar, informando o autor em que ponto do texto ele deverá ser inserido. INDICAMOS O SEGUINTE: a) limpar as propriedades do arquivo no word antes do envio; b) inserir os nomes de todos os autores, bem como a respectiva qualificação e contato (email) no campo "Comentários ao Editor". 

- O título deve estar em negrito, centralizado, em letra maiúscula.

**Logo abaixo, alinhado à direita, será incluído  o nome do autor em letra normal, fonte 11, sem negrito.  O nome de possíveis co-autores deve ser inserido da mesma forma, logo abaixo. O orientador, quando houver, deve ser incluído como co-autor. Demais informações como titulação, atuação profissional, etc., deverão aparecer em nota de rodapé, com a respectiva numeração de cada co-autor. ESTAS INFORMAÇÕES DEVEÃO SER INSERIDAS no campo "Comentários ao Editor", a fim de evitar indentificação.

Abaixo demonstra-se como ficará a formatação após a avaliação e inclusão dos dados identiifcadores:

Ex:

TÍTULO DO ARTIGO

 

Autor¹ 

Co-autor²

 

________________

1 Informações autor

2 Informações co-autor

 

- Os capítulos ou seções devem ser indicadas em número sequencial crescente, sem recuo de primeira linha, conforme a regra abaixo:

 

1 NOME DO CAPÍTULO EM MAIÚSCULO E COM DESTAQUE EM NEGRITO

1.1 NOME DO CAPÍTULO EM MAIÚSCULO SEM NEGRITO

1.1.1 Nome do capítulo somente com a primeira letra maiúscula sem negrito 

 

Entre o nome do capítulo e o texto que o precede e sucede deve haver um espaço de 1,5 linha.

- Os textos deverão apresentar um resumo de no mínimo 100 e no máximo 250 palavras, com mínimo 03 (três) a máximo 05 (cinco) palavras-chave. O resumo deve ser inserido logo após os nomes dos autores e antes do primeiro capítulo/seção. O resumo deve estar justificado, com letra 11, espaçamento simples e sem recuo de primeira linha, em um único parágrafo. No resumo deve aparecer todo o percurso do artigo, sendo apresentado objeto, objetivos, metodologia, hipóteses (se houverem), discussões e resultados, além de outros elementos que o autor julgar pertinente. ENTRETANTO, NÃO DEVERÁ O AUTOR SEPARAR OS ITENS EM TÓPICOS. Não será admitido, por exemplo, resumo que esteja apresentado da seguinte forma: RESUMO: Objeto:..., Objetivo:..., Método:..., Resultado:..., Conclusão:..., etc. O texto deverá ser único e contínuo.

- Texto escrito em português ou em espanhol deverá apresentar título em inglês e ABSTRACT, tradução do resumo apresentado, inclusive com keywords (palavras-chave).

- As referências bibliográficas deverão ser colocadas ao final do texto, em ordem alfabética crescente, conforme as regras da ABNT.

- As páginas não devem ser numeradas.