COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO DOS MOTORES AUTOMOTIVOS APÓS REPROGRAMAÇÃO DA CENTRAL ELETRÔNICA
Resumo
Há aproximadamente 30 anos, a remapeamento de veÃculos é uma realidade no Brasil e atualmente a técnica está bem consolidada no mercado automotivo do paÃs. Para realizar a reprogramação do mapa do automóvel é necessário realizar a alteração de 3 pontos principais: o ponto de ignição, o tempo e quantidade de injeção de combustÃvel e a alteração na pressão do turbo. Esse ajuste realizado nos mapas dos motores pode resultar numa melhor dirigibilidade, melhor desemprenho, aumento de potência e torque e consequentemente um menor consumo de combustÃvel. O objetivo desse trabalho foi analisar o desempenho de dois veÃculos antes e depois da reprogramação. A análise foi feita através do dinamômetro, realizando a medição do torque e potência dos veÃculos Amarok V6 2020 e Jetta GLI 2019, sendo que foram feitas reprogramações de stage 2 e stage 1, respectivamente. Os resultados obtidos neste trabalho foram satisfatórios para ambos os carros. A Amarok teve um aumento de 140 CV e um ganho de aproximadamente 17 Kgf.m de torque, já o Jetta passou de 230 CV para 320 CV de potência, o toque desenvolvido foi para 48 Kgf.m. Por fim, é possÃvel concluir que o conforto, a dirigibilidade e a segurança do motorista para com o veÃculo aumentam. Outro ponto é o custo-benefÃcio de realizar a reprogramação do veÃculo comparando com a compra de um veÃculo zero quilômetros com o mesmo desempenho de um carro programado. Portanto, a reprogramação é benéfica para os veÃculos, principalmente para os veÃculos turbo, já que ocorre o aumento considerável da potência, assim como do torque.
Publicado
2020-07-31
Seção
Artigos