UTILIZAÇÃO DO EXCEL PARA A CONSTRUÇÃO E ANÃLISE DE GRÃFICOS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM UM CENTRO UNIVERSITÃRIO DE GUARAPUAVA – PR
Abstract
Com o intuito de tornar as aulas de EstatÃstica mais dinâmicas e interessantes aos alunos da graduação de Administração, se tornou necessário a inclusão de um editor de planilhas para que a análise de dados ocorresse de forma mais clara e objetiva. O presente estudo tem como principal objetivo analisar os impactos, positivos ou não, da inclusão do Excel nas aulas de EstatÃstica, de modo que os alunos possam construir tabelas e gráficos, analisá-los e tomar decisões diante dos resultados obtidos. A metodologia utilizada é de um estudo de caso, com 25 alunos, dispostos em grupos que disputam um jogo, cujo vencedor é a empresa que obtiver maior lucro. Foi analisado o comportamento dos alunos perante a pesquisa mercadológica, em especÃfico a análise de decisões tomadas pelas equipes. Os resultados foram positivos, visto que os alunos aprenderam a criar tabelas e gráficos dinâmicos na planilha, tomando decisões e fazendo questionamentos numéricos e contextuais diante os resultados obtidos.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capÃtulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
d) A publicação dos artigos enviados não implicará remuneração a seus autores;
e) À Faculdade Campo Real fica reservado o direito de publicar os artigos enviados em outros periódicos da Instituição e das Coligadas UB.