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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

  1. Redação em Português;
  2. O trabalho deve ser escrito em Word 2003, ou superior e enviado em formato .doc ou .docx; (não serão aceitos trabalhos em outro formato: PDF, imagem);
  3. A padronização do texto deve seguir as normas da ABNT. Para tanto indica-se a consulta das NBRs 6023, 6028, 6032 e demais que guardem pertinência temática;
  4. A página deve ser configurada em tamanho A4, com a seguinte margeação: superior 2.5 cm, inferior 2.5 cm, esquerda 2.5 cm e direita 2.5 cm;
  5. A editoração deve ser apresentada com corpo de texto em Fonte Arial, tamanho de letra 11 e espaçamento 1,5;
  6. O recuo de primeira linha deve seguir o parágrafo automático (1,25 cm - um tab); alinhamento justificado;
  7. As citações diretas curtas (até 03 linhas completas) devem ser sinalizadas com aspas duplas, sem qualquer outro destaque;
  8. As citações longas (com mais de 03 linhas completas) deverão ter recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte Arial, letra de tamanho 09 e nenhum recuo de primeira linha. Citações longas não recebem aspas duplas; entre o texto que antecede a citação longa e o texto que sucede a citação longa deve haver um espaço de 1,5 linha, em letra 11;
  9. Notas de rodapé devem ser utilizadas somente quando forem explicativas, com numeração contínua [arábicos sequenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.)], sempre ao final da página a que se refere, com fonte Arial, letra de tamanho 09, nenhum recuo de primeira linha e alinhamento justificado;
  10. O sistema de chamada para as citações diretas e indiretas deve seguir o padrão autor-data, da seguinte forma:

Poderá ser utilizado o nome completo do autor citado, desde que fora do parênteses.

Ex: Conforme ensina Pedro Demo (ano, p. xx)

Poderá também ser utilizado somente o sobrenome do autor citado. Se dentro do parênteses indica-se a aplicação de todas as letras maiúsculas do sobrenome, se fora, somente a primeira letra.

Ex: Conforme ensina Demo (ano, p. xx) ou (DEMO, ano, p. xx)

Quando a obra citada for escrita por dois ou três autores, ela também assume formas diferentes, se dentro do parênteses os sobrenomes devem ser separados por ponto e vírgula, se fora indica-se a separação por vírgula entre os primeiros sobrenomes e “&” entre os últimos:

Ex: Segundo Abreu, Santos e Silva (ano, p. xx) ou (ABREU; SANTOS; SILVA, ano, p. xx)

Quando a obra citada for escrita por quatro ou mais autores deve utilizar um só sobrenome seguido da expressão “et al.”. Essa expressão não necessita de qualquer destaque gráfico ou pontuação:

Ex: Segundo Abreu et al. (ano, p. xx) ou (ABREU et al., ano, p. xx)

Caso haja uma referência à obra do autor como um todo, sem especificar uma página ou seção, basta indicar o ano:

Ex: Segundo Abreu (ano) ou (ABREU, ano);

  1. O artigo deverá ter mínimo de 5 (cinco) e máximo de 15 (quinze) páginas;
  2. Imagens, gráficos, tabelas, desenhos, quadros, ou qualquer outro elemento que não seja textual deve constar no corpo do texto e deverá ter legenda e demonstração da referência utilizada, conforme as regras da ABNT;
  3. O título deve estar em negrito, centralizado, em letra maiúscula;
  4. Logo abaixo do título, alinhado à direita, serão incluídos os nomes dos autores em letra normal, fonte 11, sem negrito;
  5. Informações como titulação, atuação profissional, etc., deverão aparecer em nota de rodapé, com a respectiva numeração de cada autor;
  6. Os capítulos ou seções devem ser indicadas em número sequencial crescente, sem recuo de primeira linha, conforme a regra abaixo:

 1 NOME DA SEÇÃO EM MAIÚSCULO E COM DESTAQUE EM NEGRITO

1.1 NOME DA SUBSEÇÃO EM MAIÚSCULO SEM NEGRITO

1.1.1 Nome do subitem somente com a primeira letra maiúscula sem negrito 

  1. Entre o nome do capítulo e o texto que o precede e sucede deve haver um espaço de 1,5 linha;
  2. Os textos deverão apresentar um resumo de no mínimo 50 e no máximo 150 palavras, com mínimo 03 (três) a máximo 05 (cinco) palavras-chave. O resumo deve ser inserido logo após os nomes dos autores e antes do primeiro capítulo/seção. O resumo deve estar justificado, com letra 11, espaçamento simples e sem recuo de primeira linha, em um único parágrafo. No resumo deve aparecer todo o percurso do artigo, sendo apresentado objeto, objetivos, metodologia, hipóteses (se houver), discussões e resultados, além de outros elementos que o autor julgar pertinente. ENTRETANTO, NÃO DEVERÁ O AUTOR SEPARAR OS ITENS EM TÓPICOS. Não será admitido, por exemplo, resumo que esteja apresentado da seguinte forma: RESUMO: Objeto:..., Objetivo:..., Método:..., Resultado:..., Conclusão:..., etc. O texto deverá ser único e contínuo. Nele também não devem constar citações de qualquer gênero;
  3. As referências bibliográficas deverão ser colocadas ao final do texto, em ordem alfabética crescente, conforme as regras da ABNT;
  4. As páginas não devem ser numeradas. 

 

 

TÍTULO E SUB TÍTULO DO ARTIGO (SE HOUVER) EM CAIXA ALTA E NEGRITO

 

Fulana Siclana1

Fulano de Tal2

 

RESUMO

Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

Palavras-chave: Texto. Texto. Texto. Texto. Texto. Texto.

 

1 INTRODUÇÃO (ORIENTAÇÕES: A introdução deve conter o tema, o assunto, justificativa, objetivos e procedimentos metodológicos do trabalho)

Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

 

2 PRIMEIRO TÍTULO DE NÍVEL 1 REFERENTE AO DESENVOLVIMENTO (ORIENTAÇÕES: A partir do item 2, os autores devem abrodar as considerações teóricas do trabalho, projeto ou relato de caso)

 

Segundo Mariani (2015), texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Já para Motta et al. (2016) Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

 

2.1 SEGUNDO TÍTULO DE NÍVEL 1 REFERENTE AO DESENVOLVIMENTO (SE NECESSÁRIO)

 

Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Papi, Brunetti e Loli (2016) afirmam que texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto (GROSS et al., 2016).

 

2.1.1 Segundo título de nível 1 referente ao desenvolvimento (SE NECESSÁRIO)

 

Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto (ROMAN; FONSECA, 2016). Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

 

3 SEGUNDO TÍTULO DE NÍVEL 1 REFERENTE AO DESENVOLVIMENTO

Segundo Mariani (2015), texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Já para Motta et al. (2016) Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Para Loli et al. (2015, p. 203):

Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

 

Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto (ROMAN; FONSECA, 2016). Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

 

5 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS (ORIENTAÇÕES: A partir deste item, os autores devem abrodar os dados e resultados do trabalho, projeto ou relato de caso)

 

Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto[1]. Papi, Brunetti e Loli (2016) afirmam que texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto (GROSS et al., 2016).

 (ORIENTAÇÕES: as imagens devem ser chamadas no texto e, logo após elas, deve ocorrem brever explicação sobre sua relação com o trabalho abrodado)

 

Figura 1 – reprodução 3D da Linha de produção atual

Fonte: xxxxxxxx

Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto (ROMAN; FONSECA, 2016).

 

Figura 2 – reprodução 3D da Linha de produção recomendada

Fonte: xxxxxxxx

 

Segundo Mariani (2015), texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Já para Motta et al. (2016) Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

 

Gráfico 1 – Distribuição das variáveis na Análise de Correlação Canônica

Fonte: xxxxxxxx

 

Segundo Mariani (2015), texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Já para Motta et al. (2016) Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

 

Gráfico 2 – Aportes na CHM 2011 - 20015.

Fonte: xxxxxxxx

 

Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

 

Quadro 1 – Perfil dos estados da região Sul do Brasil

Fonte: xxxxxxxx

 

Conforme Mariani (2015), texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Já para Motta et al. (2016) Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS (ORIENTAÇÕES: neste item, os autores devem abrodar a contribuição do trabalho para o entendimento do fenômeno estudado, bem como seu impacto – se houver – na comunidade escolar ou seu entorno)

 

Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

 

REFERÊNCIAS (ORIENTAÇÕES: As referências abaixo servem de exemplo para as que serão utilizadas no trabalho)

 

ENGEL, J. F., BLACKWELL, R. D. ; MINIARD, P. W. Consumer Behavior. 8.ed. Orlando. The Dryden Press : 1995.

 

FEICK, L. F.; PRICE, L. L. The Market Maven: A Diffuser of Marketplace Information. Journal of Marketing, Vol. 51, 83-97, 1987.

 

GATIGNON, H.; ROBERTSON, T. S. Innovative Decision Processes. In: Robertson e Kassarjian, (Orgs.), Handbook of Consumer Behavior. Prentice-Hall, New Jersey, p. 316-348, 1991.

 

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5.ed. São Paulo: Editora Atlas, 1999.

 

HAIR, J. F; et al. Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Bookman, 2005.

 

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Microdados. 2004.

 

MARCHETTI, R. Z. La famille innovatrice: une analyse du comportement innovateur de la famille bresilienne dans l’achat des produits electroniques. 1991. Tese de doutorado – Ecole des Hautes Etudes Commerciales.

 

MARCHETTI, R.; PRADO, P. H. M.; PIRES, P. J. Análise de Correspondentes Múltiplos aplicada à ordenação de dados qualitativos. Enanpad. Anais. 1998.

 

MIDIADADOS 2005. São Paulo: Jornal Meio e Mensagem, 2005.

 

Paraná Digital: acesso dia 31 de julho de 2012 http://www.gestaoescolar.diadia.pr.gov/arquivos/file/pdf/parana_digital.pdf

 

Revista Exame: Acesso agosto de 2012 http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/10-tecnologias-que-revolucionaraoa-educacao?goback=.gde_2517812_member_143564224&page=1

 

 

 

[1] Conforme ANEXO 1

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