ANÁLISE COMPARATIVA DE CUSTO DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR ENTRE VALORES BASEADOS NO CUB, SINAPI E MERCADO LOCAL:

ESTUDO DE CASO REALIZADO NO MUNICIPIO DE GUARAPUAVA/PR

  • Isadora Costa Iareski
  • Barbara Pergher Dala Costa
  • Jaqueline Souza
  • Carlos Roberto Borsato
  • Sabrine Golinhaki

Resumen

A construção civil possui grande importância no segmento da indústria para o país, com crescimento significativo na construção de residências populares de padrão médio – baixo, porém com pouca eficiência quando se trata de desperdício em canteiro, este sendo em materiais, mão de obra e equipamentos é conhecida por consumir grande quantidade de materiais sem a real necessidade causando prejuízos a construtores, insatisfação a clientes e transmitindo assim insegurança a quem deseja construir através da incerteza de gastos em excesso. Por consequência disto, tem-se a necessidade de realizar um orçamento com um grau de precisão altíssimo, que ao fim da construção apresente o custo de execução aproximado ao custo do orçamento realizado antes do início da execução. O ato de orçar antes de realizar qualquer tipo de empreendimento, tem como objeto mensurar o custo que a execução trará, reduzindo assim a possibilidade de obter prejuízos, visando sempre atingir o lucro desejado. Se torna também uma maneira eficaz para o planejamento financeiro na execução de obras, sejam elas de pequeno ou grande porte, possibilitando prever os custos antes mesmo de iniciar a etapa construtiva. Tendo em vista este contexto, este estudo de caso realizou um comparativo entre três métodos orçamentários: CUB, SINAP e Mercado Local a fim de se obter o custo final de uma construção. Com isso, verificou-se que embora haja diferença significativa entre os métodos, pode-se utilizar as três metodologias em uma mesma obra inicialmente com o CUB repassando um valor aproximado de custo para despertar interesse em quem irá construir, definir a planilha através da SINAPI para maior agilidade na contratação dos serviços e por fim, o levantamento de quantitativos, como ferramenta interna e a realização de processo orçamentário entre fornecedores para obter descontos e assim consequentemente uma porcentagem real de lucro desejada.
Publicado
2020-07-31