AVALIAÇÃO DA ILUMINAÇÃO EM SALA DE AULA: ESTUDO DE CASO EM UM AMBIENTE ACADÊMICO NO PERÍODO NOTURNO

  • Paulo Sergio de Campos
  • Thiago Prado Campos
  • Fernando Henrique Gorski da Silva
  • Carlos Roberto Borsato
  • Graziella dos Santos Portes Silva

Resumen

Um projeto de luminotécnica deve preocupar-se com a quantidade de luz que satisfaz o ambiente, tanto o excesso quanto a falta de luz proporcionam o desconforto visual, este último se agrava ainda mais principalmente no período noturno. Neste período a luz artificial torna-se intrínseca à iluminação, e que para ela seja confortável e não traga danos a visão é importante aplicar os conceitos da luminotécnica. A NBR ISO/CIE 8995-1:2013 estabelece os requisitos de iluminação para locais de trabalho internos. Uma iluminação adequada do ambiente afeta o desempenho das pessoas tornando-as mais produtivas e em um ambiente de ensino no período noturno é pertinente que a iluminância do local esteja dentro da norma para proporcionar um lugar estimulante e acolhedor, influenciando positivamente no aprendizado dos alunos. Com o objetivo de analisar a iluminação das salas de aulas com a norma vigente, os dados deste estudo foram coletados in loco e elaborado um projeto luminotécnico pelo método dos lúmens. A relevância da realização deste trabalho está no fato de que a iluminação da sala de aula deve estar de acordo com a norma, que na maioria dos casos este é um aspecto pertinente para as instituições de ensino privado, pois, a iluminação adequada o processo de aprendizagem torna-se mais eficiente e também não prejudica a saúde visual dos usuários. O trabalho se baseia em referências bibliográficas, artigos e normas vigentes, aplicando os conceitos na prática para a elaboração do projeto luminotécnico do estudo de caso e em seguida a realização de uma análise comparativa e por fim as conclusões e considerações a que se chegaram.
Publicado
2021-01-30